O ensino de ciências como nunca se viu!

Nau dos Mestres desperta o interesse pelas ciências e o espírito investigativo de um jeito diferente. Aqui não tem decoreba e a aprendizagem é conectada com o dia a dia dos alunos. Em cada uma das histórias que compõem os livros do projeto, os alunos precisam usar a criatividade e conhecimentos de química, física e biologia para ajudar os personagens a superar os desafios propostos.

O desafio

Ciência e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação. Infelizmente, o Brasil tem falhado tanto na educação básica de jovens em ciências quanto na capacidade de formar cientistas. Entre as principais causas estão a falta de preparo e insegurança dos professores, a ausência de materiais e recursos para a realização de experimentos e as crenças limitadoras sobre o processo de aprender e ensinar ciências. Esse é um grande desafio, mas juntos podemos superá-lo.

A solução

Lançado pela Evoluir em 2013, o Nau dos Mestres é uma maneira diferente de ensinar ciências às crianças e auxiliar os educadores na organização, planejamento e condução das aulas.

O professor escolhe o tema a ser trabalhado de acordo com o seu planejamento e os alunos embarcam em uma jornada de aprendizagem, apresentada na forma de uma missão. Para solucionar os desafios, eles precisam pesquisar o problema, elaborar hipóteses, testar soluções e validar os conhecimentos adquiridos, reproduzindo assim a lógica do conhecimento científico.

O Nau dos Mestres funciona integrando vários componentes curriculares, trabalhando juntamente conhecimento científico e habilidades socioemocionais como criatividade, pensamento lógico, colaboração, autonomia e solução de problemas.

A curiosidade é o começo de toda aventura!

O acervo de materiais do Nau dos Mestres foi pensado para que os professores se sintam seguros a ensinar ciências, os alunos tenham uma experiência significativa e divertida e que qualquer escola tenha acesso a experimentos científicos.

O material é composto por um laboratório de ciências móvel com quatro caixas temáticas: Leonardo da Vinci que aborda física mecânica, Gaia sobre biologia, na caixa de Apolo o assunto é física óptica, e Merlim, em que o tema é a química.

Todos os materiais são de fácil reposição e baixo custo para as escolas, e as experiências foram estruturadas para que os professores possam mediar as atividades de forma a estimular a cooperação, a criatividade, o pensamento crítico e a solução de problemas.

Confira os itens do laboratório:

Impacto e Resultados

115 mil

estudantes
beneficiados

2.100

educadores
beneficiados

385

escolas
participantes

70

municípios
alcançados

Parceria de resultado

A Evoluir possui esse e outros programas de impacto em seu portfólio. Todos eles abertos ao investimento social privado, apoio e patrocínio de empresas.

Acreditamos que cada parceria é estratégica e contribui diretamente para o alcance das metas estabelecidas pela Agenda 2030.

Conheça algumas empresas parceiras que apoiam o ensino de ciências e a formação de cientistas no Brasil!